O projeto “Together We Can” visa capacitar as mulheres migrantes das zonas rurais para participarem ativamente na educação, emprego e formação.

O projeto vai desenvolver atividades e materiais que irão melhorar o setor da educação de adultos, oferecendo oportunidades mais adequadas de aprendizagem e formação a mulheres vulneráveis que vivem em zonas rurais e apoiar as comunidades em que essas mulheres vivem, para se tornarem ambientes de aprendizagem locais que promovam a sua inclusão e envolvimento. Isto com vista a identificar e desenvolver práticas e estratégias para a sua inclusão a nível local. Espera-se que este projeto constitua uma base prática e construtiva para a ação em prol da capacitação de todas as mulheres (migrantes).

Os principais grupos-alvo serão as mulheres migrantes que vivem em zonas rurais, educadores e formadores adultos que trabalham em estreita colaboração com migrantes – e de preferência mulheres migrantes e intervenientes e decisores políticos: tais como autoridades locais e regionais, associações de migrantes, empregadores, sociedade civil, intervenientes financeiros e sociais, instituições de educação e formação em educação de adultos.

O projeto tem os seguintes objetivos:

  • Criar quadros sólidos de apoio teórico e metodológico que respondam às necessidades das mulheres migrantes que vivem em zonas rurais.
  • Colmatar a lacuna existente na educação de adultos no que diz respeito a programas inovadores e adaptados à inclusão de mulheres migrantes rurais e ao seu envolvimento ativo na educação, emprego e formação.
  • Dar poder às comunidades, motivá-las e educá-las, no sentido de promover atitudes mais tolerantes e inclusivas que aumentem a resiliência e continuidade das comunidades, ao mesmo tempo que abrangem as mulheres migrantes rurais como membros iguais da comunidade.
  • Contribuir para uma mudança mensurável nas práticas, atitudes, políticas, processos dos intervenientes locais formais e informais em relação às mulheres migrantes rurais.
  • Promover a tolerância, inclusão, justiça e igualdade de direitos ao mesmo tempo que se combate o racismo, o preconceito e a xenofobia em relação às mulheres migrantes rurais.

Este projeto é apoiado no âmbito do programa europeu Erasmus+

pt_PTPortuguese