O projeto “Money Matters” produziu novas práticas pedagógicas que impactaram a oferta na educação de adultos, de forma a apoiar a aprendizagem familiar através de novas ferramentas de aprendizagem digital.
Depois dos Estados membros da UE estarem quase recuperados da crise financeira anterior, a pandemia Covid-19 veio trazer a perspetiva de um abrandamento económico.
Embora as causas externas estejam entre as principais causas da situação precária em que algumas famílias se encontram, muitas pessoas não possuem as competências-chave de literacia financeira que podem ajudar a melhorar as suas circunstâncias. Como consequência, não são capazes de contornar a situação de incerteza e mitigar o impacto das dificuldades financeiras.
O consórcio do Money Matters tem como objetivo responder à falta de competências-chave de literacia financeira e capacitar as famílias, fornecendo-lhes ferramentas para melhorar as suas competências de literacia financeira.
O projeto desenvolveu:
Um programa de CPD para educadores de adultos, profissionais e partes interessadas relevantes, através de uma metodologia de formação que possa ser personalizada e contextualizada às necessidades locais.
Uma plataforma online acessível para promover e divulgar as abordagens eficazes e inovadoras do ensino da literacia financeira e da aprendizagem familiar para uma utilização mais alargada em toda a UE.
O objetivo dos recursos criados é também disponibilizar ferramentas de literacia financeira que permitam aos formadores incluir dentro do seu ensino com as famílias para garantir que as oportunidades de aprendizagem familiar são sensíveis às necessidades, desafios e oportunidades atuais do grupo-alvo. E, para além disso, aumentar a capacidade dos formadores para desenvolverem e incluírem no seu ensino abordagens participativas e orientadas para o seu público-alvo.

pt_PTPortuguese