O projeto “Media Hacks” visa desenvolver a literacia sobre os media das comunidades locais, apoiando os cidadãos para se tornarem tanto criadores de conteúdos, como consumidores de conteúdo éticos.

À medida que a utilização da tecnologia cresce na vida quotidiana, cada vez mais pessoas têm recorrido a fontes online para obter notícias e informações. Embora isto permita às pessoas obterem mais conhecimentos e estarem mais informadas, nem toda a informação disponível online é fiável.

O mundo digital está repleto de desinformação e notícias falsas. O projeto teve como objetivo trabalhar o desenvolvimento das competências dos cidadãos, de modo a habilitá-los a lidarem com o stress e a pressão da sociedade atual, mitigando o impacto das campanhas de notícias falsas que tentam destabilizar o statu quo.

Para equipar as comunidades com ferramentas para combater a desinformação e com conhecimentos suficientes para detetar qual a informação incorreta, o consórcio do Media Hacks desenvolveu uma abordagem para melhorar a literacia sobre os media das comunidades locais, através da capacitação dos membros para a produção de conteúdos fiáveis e para assumirem uma posição ética como consumidores de conteúdo.

O projeto desenvolveu um conjunto de ferramentas de auditoria comunitária, um programa de formação de Competências Comunitárias para os Media – através de workshops –  e, recursos de moderação mediática e formação às comunidades.

Este projeto é apoiado no âmbito do programa europeu Erasmus+- Inovação

pt_PTPortuguese