Projeto WHOW
WHOW: Uma iniciativa europeia para apoiar as jovens mães que regressam ao mercado de trabalho e à formação
Porto, janeiro, 24 2025
Após dois anos de trabalho intensivo, o projeto Women Home Working (WHOW) revela os seus resultados. Cofinanciado pela União Europeia ao abrigo do programa Erasmus+, este projeto inovador foi desenvolvido por um consórcio de especialistas europeus: Exeo Lab (Itália), RightChallenge (Portugal), Synthesis (Chipre), Dramblys (Espanha), e coordenado pelo GIP FIPAN (França).
O projeto WHOW dirige-se especificamente a um público frequentemente negligenciado: as jovens mães com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos que desejam retomar os estudos ou reintegrar a vida ativa após a gravidez. O projeto oferece também ferramentas práticas e gratuitas para os profissionais que as apoiam.
Ferramentas gratuitas para um impacto tangível
Disponível em cinco línguas (francês, inglês, italiano, espanhol e português), o WHOW oferece um conjunto completo de recursos destinados a reforçar as competências pessoais e profissionais das jovens mães:
- Cursos de Coaching: Para desenvolver a autoconsciência, melhorar as relações interpessoais e melhorar as competências parentais.
- Formação digital: seis módulos de e-learning para dominar as ferramentas digitais e de escritório.
- E-CV Soft Skills App: Uma solução digital para identificar e destacar competências transversais, que são frequentemente subvalorizadas.
- Guia de criação de teaser de CV eletrónico: concebido para mostrar os talentos e pontos fortes específicos das jovens mães.
- Guia da mãe que trabalha em casa: dicas e conselhos para equilibrar melhor a vida pessoal e profissional.
- Cartografia da situação das jovens mães: uma análise aprofundada dos desafios enfrentados por estas mulheres nos cinco países participantes no projeto.
Estes recursos estão disponíveis gratuitamente em linha no sítio Web oficial do projeto: .www.womenhomeworking.eu/fr
Os recursos desenvolvidos através do WHOW foram testados com sucesso em maio de 2024 durante workshops organizados no Porto em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Gaia – Projeto Primeiros Passos. Estas sessões apoiaram sete jovens mães, que tiveram a oportunidade única de participar com os seus filhos. Este formato inovador abordou a falta de soluções de acolhimento de crianças, uma barreira importante para a inclusão profissional e social deste grupo, permitindo que os participantes se concentrem no seu desenvolvimento pessoal e profissional enquanto permanecem perto dos seus filhos. “Apenas agradecer a Paciência e disponibilidade da Diana, e a oportunidade que nos foi dada para nos beneficiarmos do curso.”, explica Iracema Bunga, uma das participantes.
Um projeto de inovação social e de integração profissional
O projeto WHOW aborda questões críticas, incluindo a igualdade de oportunidades, a valorização das competências parentais e a escassez de opções de acolhimento de crianças. Ao integrar estas realidades, o projeto oferece soluções concretas e adaptadas para ajudar as jovens mães a ultrapassar estes desafios e a recuperar o seu lugar na força de trabalho ou na educação.
Os agentes do sector público, as associações, as empresas e os cidadãos são incentivados a partilhar esta iniciativa e a promover estas ferramentas junto das jovens mães e profissionais. Juntos, podemos apoiar melhor aqueles que têm o futuro dentro de si, permitindo-lhes reintegrar-se plenamente na sociedade e na economia.
Contacto para a imprensa
Diana Borges
Gestora de projetos europeus
dianaborges@rightchallenge.org
Sítio Web : www.womenhomeworking.eu/fr
Recent Comments