A rede internacional de promotores da parceria estratégica Erasmus+ para adultos “Yes volunteering” tem o prazer de apresentar os últimos resultados do projeto centrados na partilha de boas práticas e conhecimentos sobre o valor do voluntariado para a capacitação de competências em pessoas desfavorecidas.

O projeto levou ao desenvolvimento de um número total de 9 resultados, como se segue:

• RELATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO – Questionário online sobre as necessidades de aprendizagem    dos voluntários
  • RELATÓRIO DE INVESTIGAÇÃO – Pesquisa online sobre empresários e valor dado ao   voluntariado no CV das pessoas à procura de emprego
  • 3 E-books para a divulgação das melhores práticas em 3 áreas:
  • Voluntariado e desenvolvimento de competências em jovens pouco qualificados;
  • Voluntariado e desenvolvimento de competências em contextos internacionais;
  • Voluntariado em situações de emergência.

Os mais recentes resultadosvisam oferecer ideias e reflexões úteis para aqueles que gerem programas de voluntariado, a fim de aumentar ainda mais o poder do voluntariado e apoiar o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas em risco de exclusão.
Cada resultado é especificamente concebido para fornecer recursos educacionais aos assistentes sociais para uma gestão de programas de voluntariado de qualidade.

Especificamente:

– o kit de ferramentas com recursos educacionais ajudará os assistentes sociais e coordenadores a aumentar a qualidade na gestão de todas as diferentes fases de um programa de voluntariado:

• seleção
  • colocação
  • orientação
  • acompanhamento
  • avaliação

A recolha de orientações tem como objectivo fornecer um vasto conjunto de sugestões para serem utilizadas pelos assistentes sociais para abordar as necessidades de aprendizagem dos voluntários, no que diz respeito às competências-chave necessárias para entrar e permanecer no mercado de trabalho.

O objetivo específico desta ferramenta é fornecer aos diferentes intervenientes envolvidos em programas de voluntariado indicações para melhorar a inclusão de alvos desfavorecidos envolvidos em programas de voluntariado para a capacitação de competências.

A coleção de infográficos sobre o voluntariado

As diretrizes para a qualidade na gestão de programas de voluntariado foram realizadas através da consulta de diferentes tipos de intervenientes, de modo a representar ideias e propostas para uma maior qualidade nos programas de voluntariado provenientes dos seguintes representantes relevantes da comunidade:

– trabalhadores sociais que gerem os programas;

– participantes/beneficiários dos programas de voluntariado (diferentes tipos de voluntários, especialmente alvos desfavorecidos).

A nossa abordagem foi orientada para recolher orientações e sugestões relativas à melhoria da qualidade dos programas de voluntariado, não só através da consulta de assistentes sociais, mas também consultando outro tipo de partes interessadas envolvidas.

Finalmente a recolha de infográficos foi concebida como um conjunto de recursos sobre informação/orientação sobre o voluntariado. Os infográficos são uma ferramenta para aumentar a consciência dos alvos desfavorecidos sobre os seguintes tópicos:

1. porque é importante ser voluntário; 2. oportunidades de voluntariado e valor para pessoas com desvantagens económicas; 3. oportunidades de voluntariado e valor para NEETS; 4. oportunidades de voluntariado e valor para pessoas com deficiência; 5. oportunidades de voluntariado e valor para adultos desempregados; 6. potencial de voluntariado em áreas rurais; 7. voluntariado para pessoas com origem imigrante.

O Yes volunteering é um projeto coordenado pela cooperativa social Aurive (Itália), em conjunto com Yasan Boyu Egitim Dernegi – Turquia; Rightchallenge  – Portugal; NOVO MESTO – Eslovénia; InterAktion Áustria.

Mais informação

en_GBEnglish