O projeto “EMPOWER” tem como objetivo promover e reiniciar o empreendedorismo das mulheres jovens contra o desemprego, pretende ajudar a ultrapassar as barreiras do setor através da formação digital de pessoas em capacidades empreendedoras e intercâmbio de boas práticas, facilitar a aprendizagem de conteúdos de gestão empresarial especificamente adaptados às necessidades do grupo-alvo e promover a competitividade, a diversificação secundária, o desenvolvimento sustentável e a criação de emprego.

Assim, o projeto tem como objetivo dar resposta às seguintes necessidades:

  • Falta/baixas competências empresariais e de TI, especialmente no campo das Empresas Sociais;
  • Redes empreendedoras mais pequenas e menos eficazes e quadros políticos que desencorajem o empreendedorismo feminino;
  • Baixa auto-estima/falta de confiança, especialmente devido às desigualdades de género;
  • Falta de modelos de empreendedorismo feminino;
  • Fraco acesso ao apoio financeiro na angariação de capital inicial para a criação de empresas. As mulheres usam um terço do capital inicial do que os homens devido a mais dificuldades em lidar com bancos e entrar em redes financeiras informais.

O projeto promeve a oferta de sistemas de orientação profissional a mulheres jovens que querem desenvolver e liderar empresas sociais ou envolver-se no mundo do empreendedorismo, através da disponibilização de materiais de alta qualidade e formação com métodos inovadores e ferramentas individualizadas para apoiar as mulheres jovens e encorajá-las na adaptação ao mercado de trabalho pós-pandemia.

Este projeto é apoiado no âmbito do programa europeu Erasmus+

pt_PTPortuguese