O Projeto “AAA – Activism Against Ableism” nasceu da necessidade de combater a realidade da discriminação que afeta as pessoas com diversidade funcional, negando-lhes o reconhecimento, o respeito e a igualdade de oportunidades na sociedade.
O Projeto visa promover a sensibilização social para a deficiência e apoiar os jovens cidadãos europeus com diversidade funcional a tornarem-se social e politicamente ativos, através do desenvolvimento de metodologias e estratégias de intervenção participativa.
Desta forma, pretende-se que os participantes possam:
- Reconhecer a relação entre as suas experiências individuais de exclusão e as estruturas sociais e políticas que as originam e reproduzem;
- Desenvolver capacidades para participar politicamente na sociedade e reivindicar os seus direitos e necessidades;
- Empoderar-se coletivamente e representar as suas vozes e perspetivas.
O Projeto irá produzir os seguintes resultados:
- Uma rede europeia e ecossistemas nacionais que promovam a colaboração entre os diferentes atores envolvidos na temática da deficiência;
- Uma metodologia inovadora para promover a participação política de jovens cidadãos com diversidade funcional, com base em princípios de educação não formal e aprendizagem experiencial PT e EN.
- Um manual prático “Ativismo Contra o Capacitismo” para técnicos da juventude, que apresente as ferramentas e recursos necessários para implementar a metodologia proposta PT e EN.
- Um Plano de Aulas “Ativismo contra o capacitismo” para técnicos de juventude, com base no manual para fornecer recursos, materiais e atividades para implementar o programa de formação com os técnicos de juventude através de abordagens inovadoras, práticas e centradas no próprio indivíduo PT e EN.
- Um documento de orientações políticas “Ativismo contra o Capacitismo”: reflexões e propostas para a prática e desenvolvimento de políticas que promovam a inclusão, a participação social e política e o combate ao capacitismo PT e EN.
Durante a implementação do projeto que decorreu de 1 de setembro de 2022 a 31 de agosto de 2024 foram elaboradas 4 newsletters nas quais foi possível consultar o estado das atividades de implementação e conhecer as novidades do projeto. Pode consultá-las nos seguintes links:
Este projeto foi apoiado no âmbito do programa europeu Erasmus+