O projeto Youth-Well:  Working Together for Resilient and Democratic Youth (em Português “Trabalhar em conjunto para uma juventude resiliente e democrática”) visa promover a resiliência, a inclusão e a participação ativa entre os jovens, unindo jovens, jovens significativamente sub-representados, marginalizados e/ou vulneráveis, e organizações e técnicos de juventude a nível Europeu. O projeto tem como principais objetivos 1) conectar os jovens dos países parceiros, 2) capacitá-los para tomarem medidas no que diz respeito à sua saúde mental e à sua participação ativa na sociedade e na democracia e 3) envolvê-los na criação das suas próprias iniciativas e projetos para defender a saúde mental e a cidadania ativa.

Ao mobilizar parceiros por toda a Europa, no Chipre, em Espanha, Portugal, Itália, na Grécia, Sérvia e Irlanda, o projeto pretende criar rede de jovens resilientes, informados e ativos que possam abrir caminho para um futuro mais brilhante. Ao colaborar e defender a saúde mental e a cidadania ativa, o projeto Youth-Well capacita os jovens para se tornarem agentes de mudança nas suas comunidades.

Para alcançar os seus objetivos, o projeto oferece:

  • Atividades de sensibilização por toda a Europa, para a juventude Europeia
  • Manuais de formação sobre saúde mental e democracia, direcionados atécnicos de juventude
  • Plataforma E-learning relativas a competências de liderança
  • Conferências internacionais para jovens ativistas
  • Atividades e formações transnacionais

Como tal, o projeto tem como principais resultados o desenvolvimento de:

  • Manual e Pacote de Formação para Técnicos de Juventude, centrado na construção de jovens resilientes, com literacia mediática e civicamente empenhados, capazes de capitalizar os conhecimentos do grupo. Ambos irão conter capítulos sobre a construção de sociedades inclusivas, o envolvimento cívico dos jovens e o diálogo construtivo, e a saúde mental e o bem-estar.
  • Rede de Jovens “YouthNet”, que numa abordagem colaborativa irão promover a literacia mediática, o diálogo construtivo e o pensamento crítico nos jovens, enquanto desmistificam a saúde mental. Este será um espaço de oportunidades inclusivas para jovens, especificamente jovens marginalizados ou socialmente vulneráveis, para participar no processo democrático.
  • Comunidade de Prática para jovens.
  • Youth-Well Plano Estratégico, onde poderão ser encontradas recomendações políticas relativas à promoção da saúde mental e participação cívica da comunidade mais jovem, a partir da metodologia Youth-Well. Este plano será criado em colaboração com jovens digitais embaixadores e decisores políticos locais.

Para ficar a par das novidades siga as redes sociais e o website do projeto.

pt_PTPortuguese