Será que a experiência de voluntariado pode aumentar a empregabilidade? O nosso estudo indica que sim.

Ao longo dos anos, organizações parceiras de 6 países envolvidas no projeto de parceria estratégica Erasmus +, Yes Volunteering, têm vindo a observar como a experiência de voluntariado pode estimular a responsabilidade, a autoestima e a proatividade, favorecendo a aquisição de competências interpessoais e profissionais nos voluntários.

As hipóteses iniciais, definidas ao longo de anos a conduzir projetos de voluntariado para um grande número de voluntários, requereram validação através de uma pesquisa. Assim, em 2020, através do projeto “Yes Volunteering”, decidimos realizar um inquérito com foco no Curriculum Vitae como uma ferramenta para o mapeamento de competências adquiridas por voluntários, verificando a sua legibilidade e interesse por parte dos empresários.

O inquérito foi conduzido em 6 países (Itália, Espanha, Áustria, Portugal, Eslovénia e Turquia) e investigou qual é o ponto de vista dos empregadores sobre o valor do voluntariado como experiência de formação para o desenvolvimento de competências-chave apreciadas no trabalho. Em Portugal, o inquérito abrangeu 50 empresas de diferentes sectores de atividade económica. 92% dos empresários entrevistados concordaram que experiência em voluntariado traz benefícios para os trabalhadores e 72% admitiram considerar experiência como voluntário no CV como uma mais-valia, com 64,6% a ter trabalhadores com esta experiência nas suas empresas.

Porque é que pode ser decisivo para os empregadores se os candidatos escrevem ou não sobre a sua experiência de voluntariado no currículo? A maioria dos inquiridos concordou que a experiência de voluntariado equipa os trabalhadores com competências que lhes permitem obter melhores resultados e que o voluntariado é útil para melhorar uma variedade de competências, como competências interpessoais e competências profissionais transversais e também as habilidades técnicas dos trabalhadores. Acima de tudo, o voluntariado é reconhecido como uma boa oportunidade para os candidatos com pouca experiência, que terminam a escola e ainda não foram capazes de desenvolver as competências necessárias para entrar no mercado de trabalho. Uma experiência de cidadania activa e de solidariedade é também importante porque as pessoas que estão desempregadas há muito tempo podem voltar a ser socialmente activas, expandir a sua rede de contactos, ganhar novas experiências e, graças às suas actividades, ter mais oportunidades de encontrar um emprego em sectores relacionados.

 

Se quer saber mais sobre os resultados do nosso estudo, pode ler o relatório completo aqui.

 

Para mais informação sobre o projeto, consulte o nosso website e siga a nossa página de Facebook.

 

pt_PTPortuguese