O “Yes Volunteering” pretende melhorar a utilização dos modelos e métodos do voluntariado social e cultural como instrumento de formação das pessoas desfavorecidas para uma cidadania ativa, com vista à sua capacitação pessoal e comunitária.
O voluntariado, é hoje um instrumento de participação na sociedade em vários domínios, bem como uma experiência enriquecedora que permite o desenvolvimento de aptidões e de competências sociais.

O projeto pretende melhorar o poder do voluntariado como uma ferramenta para a educação de adultos e para equipar especialmente os adultos mais desfavorecidos e ajudá-los a reforçar o seu sentido de cidadania, responsabilidade e iniciativa; pretende também ajudar a melhorar a sua literacia mediática e pensamento crítico; competências digitais e organizacionais; as suas possibilidades de carreira no mercado de trabalho; e a sua capacidade de se tornarem mais ativos.

O projeto conta com a participação de 6 paises parceiros:

  • Itália,
  • Turquia,
  • Eslovénia,
  • Portugal,
  • Aústria e
  • Espanha.

O projeto apoia a transferibilidade das aprendizagens obtidas através de experiências de voluntariado para outras dimensões da vida das pessoas. O objetivo é promover formas de maximizar os benefícios do voluntariado em termos de integração social e reinserção, participação cívica e oportunidades de mobilidade.
O projeto pretende ajudar os adultos desempregados e dotá-los de ferramentas para melhorar as suas capacidades e competências de participação democrática, liderança, cooperação, tornando-os também ativos para melhorarem o território social e económico a que pertencem.

O projeto também se destina ao pessoal das organizações de educação de adultos e de voluntariado dos países parceiros que podem receber formação sobre a metodologia e o tema da melhoria dos resultados de aprendizagem nos serviços de voluntariado.

Este projeto é apoiado no âmbito do programa europeu Erasmus+ – Educação de adultos

pt_PTPortuguese