O projeto VIDA desenvolvou e pilotou uma ação de formação educativa para a sensibilização sobre as drogas, através de uma método inovador: infográficos interativos que abordam os 3 temas-chave do projeto: Definição de Problemas, Ações de Resposta Adequadas e Problemas Prevalentes Atualmente.

Foram desenvolvidos 4 infográficos para cada área temática, que resultarão num conjunto de 12 infográficos no total, cada um concentrando uma mensagem clara e sucinta sobre a problemática das drogas nos jovens.

Para apoiar a implementação destes recursos, o projeto desenvolveu:

  • Um programa de formação em serviço para formadores;
  • Um programa de liderança de pares para apoiar uma nova geração de líderes;
  • Um MOOC – Um portal interativo Online que contém todo o material de aprendizagem desenvolvido, totalmente acessível através do código QR incluído nos infográficos e do website do projeto.

Os infográficos tiveram um impacto direto através dos cartazes e imagens para partilha através das redes sociais. A inovação do projeto VIDA foram os QR codes criados nos 12 infográficos que conduziram para uma versão totalmente interativa com uma gama de diferentes recursos de aprendizagem incorporados como vídeos, áudios, quizzes, puzzles, quebra-cabeças digitais e WebQuests.
Estes recursos ajudaram a assegurar que todos os estilos de aprendizagem possam ser usados pelo grupo-alvo.

Este projeto é apoiado no âmbito do programa europeu Erasmus+ – Inovação

pt_PTPortuguese