O projeto “SHAPE – SHaring Actions for the Participation and Empowerment of migrant communities and Local Authorities” tem como objetivo encorajar a participação de pessoas com antecedentes migratórios e organizações da sociedade civil migrante (OSC) nos processos democráticos e na conceção e implementação de políticas de integração a nível local, nacional e comunitário das comunidades migrantes.
As políticas de integração adaptadas às necessidades dos cidadãos de países terceiros não podem ser construídas sem o envolvimento direto de pessoas e comunidades com antecedentes migratórios. Ainda hoje, estas comunidades lutam para encontrar espaço e instrumentos para serem parte ativa da mudança sócio-política.

Especificamente, o projeto tem como objetivo:

  • Reforçar as políticas de integração e promover o diálogo entre as autoridades locais e as comunidades migrantes;
  • Reunir cidadãos com antecedentes migratórios, autoridades locais e decisores políticos para co-desenhar projetos-piloto destinados a desencadear um processo participativo a nível local, criando ao mesmo tempo um método estruturado e formalizado de consulta para políticas locais em diferentes domínios;
  • Sensibilizar os cidadãos em Itália, Hungria, Croácia, Alemanha e Portugal sobre a contribuição positiva das comunidades migrantes para as sociedades da UE.

A ação visa 3 estados, os chamados estados fronteiriços Itália, Hungria e Croácia, onde a opinião pública parece particularmente negativa em relação aos migrantes e 2 estados líderes no que respeita à participação dos migrantes no processo democrático, Alemanha e Portugal.

Este projeto é financiado pelo Fundo Europeu AMIF (Transnational Actions on Asylum, Migration and Integration).

pt_PTPortuguese