O projeto “REMOTE CTRL” teve como objetivo construir competências e atributos aos colaboradores, preparando-os para implementar trabalho à distância ou padrões de trabalho flexíveis, e aumentar o seu potencial de adaptação à economia digitalizada em mudança.
O projeto desenvolveu recursos de formação apropriados para responder às necessidades dos empregadores, funcionários e tutores de EFP num ambiente de trabalho à distância.
O projeto apoiou educadores da linha da frente, empresários, gestores de empresas e funcionários individuais a darem o primeiro passo para a reconstrução da sua vida social, cívica e económica, adaptando-se ao trabalho à distância.
O projeto desenvolveu:
- Masterclasses e Manual para Empregadores – constituído por um programa de formação abrangente ministrado através de uma série de sessões de masterclasses com limite de tempo para apoiar os gestores a adaptarem o seu estilo de gestão a um ambiente de trabalho remoto.
- Conjunto de Ferramentas para Colaboradores – visa desenvolver a literacia do trabalho remoto dos funcionários para que possam gerir carreiras à distância com sucesso.
- Programa de Formação em Serviço para Tutores de EFP – este programa apoia os tutores de EFP a tirarem o máximo partido de ambos os manuais, prestando assim apoio aos empregadores durante a sua jornada de trabalho à distância.
- MOOC – todos os materiais criados durante a vida do projeto estão num formato de Curso Online Aberto Intensivo (Mooc). É gratuito para qualquer pessoa e pode ser acedido remotamente a partir de qualquer parte do mundo. O MOOC é totalmente otimizado em todos os dispositivos e plataformas.
- Relatório de Recomendações Políticas – uma publicação chave no final deste projeto que permitiu aos parceiros e stakeholders refletir sobre as lições aprendidas, fazer recomendações políticas e influenciar o mercado de trabalho e a política de EFP a nível nacional e europeu.
Este projeto é apoiado no âmbito do programa europeu Erasmus+ – Inovação