O projeto “ReliableGREEN” aborda o tema do trabalho remoto através de aprendizagem com recursos educativos inovadores e acessíveis para as empresas e mercados de trabalho na Economia Sustentável Europeia.

O projeto pretende fornecer o enquadramento de formação para educadores de adultos, empregados e futuros empregados, de modo a desenvolver as suas competências, capacidades digitais (de software) e transversais que os ajudem a adaptar-se facilmente a esta nova tendência internacional acelerada.

Ao proporcionar estas aptidões e competências e incentivar as empresas e os decisores políticos a continuarem a adotar o teletrabalho trará inúmeros benefícios sociais, económicos e ambientais, tendo um impacto a médio e longo prazo na comunidade europeia.

Por conseguinte, o projeto irá satisfazer estas necessidades e apoiar as PMEs e os tutores de EFP, fornecendo materiais de educação e formação personalizados que irão desenvolver as aptidões e competências-chave nos funcionários de back-office e nos líderes das PMEs.

Na verdade, o projeto visa desenvolver metodologias de formação, currículos e recursos personalizados que respondam às necessidades dos funcionários administrativos, líderes de PMEs e tutores de EFP, a fim de se adaptarem a um ambiente de trabalho remoto e torná-lo uma realidade para o ambiente empresarial.

Desta forma, o projeto irá definitivamente cultivar empresas europeias, digitalizadas e orientadas para uma abordagem ambiental.

Os principais objetivos do projeto são:

  • Estabelecer um núcleo de mercado de trabalho ao nível de cada país parceiro, a fim de apoiar a implementação do trabalho remoto.
  • Colmatar a lacuna no fornecimento de educação e formação profissional para apoiar os trabalhadores das PMEs a melhorar as suas qualificações para um ambiente de trabalho remoto.
  • Capacitar os formadores de adultos com aptidões, competências e atitudes necessárias para conceber atividades e serviços de formação inovadores e orientados para a tecnologia para as empresas.
  • Fomentar as competências digitais, transversais e não transversais dos trabalhadores das PME para se adaptarem a um ambiente de trabalho remoto.
  • Melhorar o bem-estar, a motivação e a produtividade dos empregados quando trabalham online.
  • Elaborar recursos educativos inovadores e facilmente acessíveis para práticas de trabalho inovadoras.
  • Desenvolver uma plataforma de e-learning centrada na auto-avaliação e formação acessível a todos.
  • Fornecer ferramentas de gestão para os líderes das PMEs, a fim de os habilitar a gerir digitalmente a atividade da organização.
  • Aumentar a flexibilidade nos padrões de trabalho a nível das PME.

Este projeto é apoiado no âmbito do programa europeu Erasmus+- Parcerias de cooperação no domínio do ensino e da formação profissionais.

pt_PTPortuguese