O projeto NAVI-MIG foi criado com o objetivo de contribuir para a inclusão e integração de migrantes recém-chegados.

De acordo com um relatório da Unicef, publicado em Janeiro de 2021, 94.800 refugiados e migrantes chegaram à Europa entre Janeiro e Dezembro de 2020, apesar da pandemia e dos bloqueios subsequentes. A sua integração e inclusão bem sucedida é fundamental para o nosso bem-estar coletivo, social e economicamente: Os migrantes podem contribuir para fazer face à escassez de competências em certos setores, são frequentemente os motores da regeneração rural e podem ajudar a enfrentar o desafio demográfico nas sociedades envelhecidas (McKinsey Global Institute, 2018). A realidade quotidiana mostra, no entanto, que os migrantes correm um maior risco de exclusão social do que a população nativa, especialmente quando se trata de aceder a serviços de saúde e sociais, educação, habitação adequada e emprego. A integração bem sucedida na migração começa por permitir aos migrantes recém-chegados o acesso a serviços essenciais e ajudá-los a se instalarem e orientarem na sua nova residência.

Os principais objetivos do projeto são:

  1. Contribuir para que os migrantes possam navegar sozinhos no novo país de residência com maior autoconfiança e autonomia através da aplicação NAVI-MIG. 
  2. Fornecer um roteiro aos migrantes que recentemente (nos últimos 2-3 anos) chegaram a um novo país de residência para os ajudar a se orientarem e se estabelecerem rapidamente com a ajuda da aplicação NAVI-MIG.
  3. Fornecer uma visão geral e um acesso rápido e fácil aos principais serviços públicos, como serviços de bem-estar e cuidados de saúde, programas de integração, ensino de línguas, formação profissional, entre outros.
  4. Diminuir as barreiras dos migrantes na utilização dos serviços existentes, oferecendo formação sobre a aplicação NAVI-MIG. Fornecer também uma rede inicial de apoio através de um programa de tutoria individual baseado nas necessidades individuais do grupo-alvo.   

Acções

As principais ações deste projeto são:

K

Uma aplicação para telemóvel com toda a informação sobre acesso a serviços públicos.

K

Um programa de tutoria para a inclusão de migrantes com o objetivo de identificar e ajudar a satisfazer as necessidades individuais dos migrantes em sessões de tutoria um-a-um.

K

Um programa de formação especificamente concebido para familiarizar os migrantes com o mercado de trabalho local e ajudar na aplicação e aquisição de competências para uma integração bem-sucedida no mercado.

K

Uma plataforma interativa para a inclusão digital que contém o programa de formação, inclui material de formação, vídeos e outros recursos externos relevantes.

K

Um manual NAVI-MIG baseado nos resultados do projeto e destinado a decisores políticos, municípios, instituições públicas e privadas e outros que pretendam incorporar aspetos do NAVI-MIG no seu próprio trabalho.

pt_PTPortuguese