O projeto “NAVI-MIG” pretende contribuir para a inclusão e integração de migrantes recém-chegados.

A integração e inclusão bem sucedida dos migrantes é fundamental para o bem-estar coletivo, social e económico. Os migrantes podem contribuir para fazer face à escassez de competências em certos setores, são frequentemente os motores da regeneração rural e podem ajudar a enfrentar o desafio demográfico nas sociedades envelhecidas (McKinsey Global Institute, 2018).

A realidade quotidiana mostra, no entanto, que os migrantes correm um maior risco de exclusão social do que a população nativa, especialmente quando se trata de aceder a serviços de saúde e sociais, educação, habitação adequada e emprego.

Para combater esta problemática o projeto pretende:

  • Contribuir para que os migrantes possam utilizar a aplicação NAVI-MIG sozinhos no novo país de residência com maior autoconfiança e autonomia.
  • Fornecer um roteiro aos migrantes do novo país de residência para os ajudar na orientação e para se estabelecerem rapidamente com a ajuda da aplicação NAVI-MIG.
  • Fornecer uma visão geral e um acesso rápido e fácil aos principais serviços públicos, como serviços de bem-estar e cuidados de saúde, programas de integração, ensino de línguas, formação profissional, entre outros.
  • Diminuir as barreiras dos migrantes na utilização dos serviços existentes, oferecendo formação sobre a aplicação NAVI-MIG.
  • Fornecer também uma rede inicial de apoio através de um programa de tutoria individual baseado nas necessidades individuais do grupo-alvo.

Este projeto é apoiado no âmbito do programa europeu Erasmus+

pt_PTPortuguese