A Internet tornou-se uma parte integrante da vida das crianças e dos jovens. No entanto, o aumento do tempo gasto online está a suscitar questões sobre se estão a controlar a sua utilização da Internet e se estão conscientes dos efeitos secundários e das causas dos comportamentos mal adaptados relacionados com a utilização excessiva da Internet.
A recente análise de investigação europeia demonstrou que nem sempre é ou não só o tempo passado online que torna a utilização da Internet problemática e “excessiva”, mas também o impacto da utilização da Internet no que se poderia chamar uma “vida equilibrada”.
A exposição online excessiva pode afetar a saúde física, a capacidade das crianças de se manterem concentradas levando a um mau desempenho escolar ou académico, e tem um impacto negativo no seu bem-estar emocional, podendo também estar relacionada com uma menor empatia e bem-estar social ou abstenção de interações sociais físicas e presenciais.
O projeto GameOFF irá desenvolver um jogo que será utilizado para promover uma atitude mais consciente em relação à modificação das atividades de dependência à Internet.

Acções

As principais acções deste projecto são:

K

Desenvolvimento de uma abordagem à medida, feita através de pesquisa de vários países sobre os hábitos das crianças e jovens em ralção ao tempo que passam na internet.

K

Desenvolvimento de um jogo para moderar o tempo de ecrã das crianças e jovens.

pt_PTPortuguese