O projeto “GameOFF” desenvolveu um jogo com o objetivo de promover uma atitude mais consciente em relação à dependência da Internet.
A Internet tornou-se uma parte integrante da vida das crianças e dos jovens. No entanto, o aumento do tempo gasto online está a suscitar questões sobre se estes estão a controlar a sua utilização e, sobretudo, se estão conscientes dos efeitos secundários e das causas dos comportamentos mal adaptados relacionados com a utilização excessiva da Internet.
A recente análise de investigação europeia demonstrou que não só o tempo passado online torna a utilização da Internet problemática e “excessiva”, mas também o impacto da utilização da Internet no que se designa de “vida equilibrada”.
A exposição online excessiva pode afetar a saúde física, a capacidade das crianças de se manterem concentradas, levando a um mau desempenho escolar ou académico, e tem um impacto negativo no seu bem-estar emocional, podendo também estar relacionada com uma menor empatia e bem-estar social ou abstenção de interações sociais físicas e presenciais.

O projeto quer promover e desenvolver uma abordagem à medida, através da pesquisa de vários países sobre os hábitos das crianças e jovens em relação ao tempo que passam na internet.
Para isso, os parceiro desenvolveram um jogo para moderar o tempo de ecrã das crianças e jovens.

Este projeto é apoiado no âmbito do programa europeu Erasmus+ – Inovação

pt_PTPortuguese