The project “AAA – Activism Against Ableism” nasceu da necessidade de combater a realidade da discriminação que afeta as pessoas com diversidade funcional, denying them recognition, respect and equal opportunities in society.
O Projeto visa promover a sensibilização social para a deficiência e apoiar os jovens cidadãos europeus com diversidade funcional to become socially and politically activethrough the development of participatory intervention methodologies and strategies.
In this way, it is intended that participants can:
- Recognize the relationship between their individual experiences of exclusion and the social and political structures that originate and reproduce them;
- Develop capacities to participate politically in society and claim their rights and needs;
- Empower themselves collectively and represent their voices and perspectives.
The project will produce the following results:
- A European network and national ecosystems that promote collaboration between the different actors involved in the theme of disability;
- Uma metodologia inovadora para promover a participação política de jovens cidadãos com diversidade funcional, com base em princípios de educação não formal e aprendizagem experiencial PT and EN.
- Um manual prático “Ativismo Contra o Capacitismo” para técnicos da juventude, que apresente as ferramentas e recursos necessários para implementar a metodologia proposta PT and EN.
- Um Plano de Aulas “Ativismo contra o capacitismo” para técnicos de juventude, com base no manual para fornecer recursos, materiais e atividades para implementar o programa de formação com os técnicos de juventude através de abordagens inovadoras, práticas e centradas no próprio indivíduo PT and EN.
- Um documento de orientações políticas “Ativismo contra o Capacitismo”: reflexões e propostas para a prática e desenvolvimento de políticas que promovam a inclusão, a participação social e política e o combate ao capacitismo PT and EN.
Durante a implementação do projeto que decorreu de 1 de setembro de 2022 a 31 de agosto de 2024 foram elaboradas 4 newsletters nas quais foi possível consultar o estado das atividades de implementação e conhecer as novidades do projeto. Pode consultá-las nos seguintes links:
Este projeto foi apoiado no âmbito do programa europeu Erasmus+