O projeto “EMPOWER” aborda a violência doméstica, e visa apoiar as famílias a desenvolverem a sua resiliência para prevenir casos de violência doméstica.

O EMPOWER é inovador, uma vez que adota uma abordagem familiar para lidar com esta questão, envolvendo os pais como educadores e fornecendo um conjunto de ferramentas de materiais de aprendizagem para apoiar todos as faixas etárias – desde crianças a adultos na família – para construir relações familiares fortes, saudáveis e positivas.

A igualdade de género é uma das bases da política europeia, no entanto, temos de aceitar que nunca alcançaremos a igualdade de género enquanto houver uma violência persistente e em larga escala baseada no género contra as mulheres. Especialmente durante a pandemia de Covid-19, em que “casa” não significou “segurança” para todos. Infelizmente para alguns é onde a violência, o abuso e o controlo têm lugar devastando famílias e comunidades.

Neste projeto pode encontrar os seguintes materiais:

  • Programa de Introdução à pedagogia para pais.
  • Programa para os Pais Construírem Relacionamentos Familiares Positivos.
  • Ferramentas de Aprendizagem para a Família – Banda Desenhada, Revistas Interativas e Audiolivros.
  • Programa de Formação em serviço para Educadores Adultos.

O principal objetivo do Empower é apoiar as famílias em risco de violência através do desenvolvimento e implementação de materiais educativos únicos e adequados à idade, que podem ser aplicados em ambiente de aprendizagem familiar e se dirijam a todos os membros da família para prevenir a violência dentro do lar.

Este projeto é apoiado no âmbito do programa europeu Erasmus+ – Inovação

pt_PTPortuguese