O envolvimento de adultos marginalizados na educação e formação pode ser uma tarefa ingrata para os educadores equipados apenas com os instrumentos e abordagens pedagógicas de base.

O que é necessário para atrair aprendentes relutantes de volta à educação e à formação é uma nova abordagem abrangente que ignore a oferta tradicional baseada em instituições centrada em disciplinas e que, em vez disso, procure uma oferta mais aberta e expansiva baseada em técnicas de aprendizagem incorporadas e em festivais comunitários de aprendizagem “open-house”.

Recompensar mesmo os mais pequenos resultados de aprendizagem é essencial para incentivar os que voltam a empenhar-se na continuação do seu percurso educativo.

O projecto ELEVATION propõe-se desenvolver um novo quadro de aprendizagem abrangente e personalizado para atrair de novo para a educação e formação aqueles que se encontram mais afastados da corrente dominante.

Acções

As principais acções deste projecto são:

K

Um conjunto de 24 recursos temáticos em formato de mini-aprendizagem para aquisição de competências-chave que incorporam a aprendizagem em disciplinas artísticas; disciplinas culturais; meios de comunicação digitais e sociais; desporto e passatempos.

K

Um programa de formação em serviço e um manual de apoio aos educadores de adultos e educadores comunitários para aproveitar todo o potencial dos recursos de aprendizagem incorporados, fornecidos por medida.

K

Manual de planeamento de um festival de aprendizagem da comunidade que contém todos os planos e recursos necessários para organizar um festival de aprendizagem da comunidade

K

Um portal de aprendizagem electrónica personalizado para garantir que os adultos marginalizados tenham acesso a todos os recursos de aprendizagem disponibilizados numa gama de dispositivos fixos e móveis

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese en_GBEnglish