O projeto “Artistic Licence” pretende utilizar uma combinação única de diferentes disciplinas das artes do espetáculo para desenvolver recursos de formação personalizados que apoiassem a aquisição de competências-chave entre as comunidades de adultos e migrantes cada vez mais marginalizadas na Europa.

Para alcançar este objetivo, os parceiros consideraram as necessidades de formação em serviço dos educadores para lhes permitir aproveitar todo o potencial destas abordagens metodológicas alternativas. Visto que, os educadores são os principais responsáveis por apoiar os adultos desmotivados e os membros das comunidades migrantes num percurso educativo rumo às competências-chave altamente valorizadas que são essenciais para a inclusão social e a realização pessoal.

O primeiro passo para redefinir um serviço de educação capaz de envolver aqueles que estão mais afastados é a conceção e implementação de formações em serviço para as equipa de educadores de adultos e com materiais educativos personalizados que podem ajudar a superar dificuldades de aprendizagem multifacetadas.

O projeto desenvolveu:

  • Um Toolkit de Desenvolvimento de Competências Básicas.
  • Um programa de formação.
  • Uma plataforma de aprendizagem online.
  • E, por fim, um documento com recomendações politicas.

Este projeto é apoiado no âmbito do programa europeu Erasmus+

pt_PTPortuguese