O projeto “Adults for Future” visa reforçar as capacidades e o apoio do ativismo verde como base para a construção de resiliência e um estilo de vida saudável.

O projeto visa envolver os idosos em práticas ecológicas através do ativismo e abordar as várias questões que enfrentam. Destina-se, também, a apoiar os educadores de adultos e os centros de educação de adultos a envolverem os idosos na educação ambiental. Visa igualmente reforçar o papel dos idosos na sua participação no ambiente na sociedade.

O ativismo verde é muitas vezes visto como uma preocupação apenas das gerações mais jovens, enquanto as opiniões dos adultos mais velhos geralmente não são mencionadas nem fazem parte da perspectiva da educação de adultos.

O consórcio realizou uma investigação de campo com entrevistas qualitativas em Espanha, Portugal, Itália e Chipre para melhor compreender as competências e expectativas dos idosos em diferentes áreas da sua vida quotidiana, com vista a uma vida mais sustentável (planos de reforma ecológica, consumo de energia, alimentos biológicos, envolvimento da comunidade, barreiras à actividade, etc.). O consórcio também se envolveu com educadores de adultos no terreno para discutir estas questões.

Nesse sentido, o projeto irá desenvolver os seguintes recursos:

  • Curso de capacitação para educadores de adultos com o desenvolvimento de orientações estratégicas para a educação sustentável nos centros de educação de adultos.
  • Curso online baseado em cenários sobre ativismo ambiental para idosos e através de jogos.

Este projeto é apoiado no âmbito do programa europeu Erasmus+

pt_PTPortuguese