De acordo com os últimos dados da UNESCO, mais de 1,5 mil milhões de estudantes em todo o mundo não frequentam a escola devido à pandemia COVID-19.

Portanto, o ensino à distância apresentou-se como a solução para dar continuidade às actividades educativas. Foram feitos investimentos em plataformas de eLearning, formação de professores e recursos tecnológicos para estudantes, a fim de continuar a sua jornada educacional. A educação visa a construção de uma comunidade civilizada, onde todos possam viver em harmonia e respeito mútuo. Por conseguinte, a educação representa um meio de humanização, pois é responsável pela promoção de valores que promovem a emersão do verdadeiro sentido da humanidade.

Basta imaginar os encerramentos a longo prazo de instituições de ensino na Europa. Estaremos social e tecnologicamente preparados para proporcionar uma educação à distância a longo prazo? Em desastres como o que vivemos actualmente, temos de repensar se a verdadeira estratégia de educação à distância segue os princípios de uma educação humanista.

A fim de apoiar os tutores de EFP a aproveitar o potencial dos ambientes de ensino à distância para construir conjuntos de competências de alto valor dentro dos seus alunos, o projecto XCAPE visa promover o pensamento criativo e crítico através do desenvolvimento de recursos pedagógicos alternativos, utilizando a teoria da aprendizagem construtivista.

Para mais informações, por favor visite o website https://xcape.online/

pt_PTPortuguese