
O ICWE –Informal Carers Well-Being Enhanced (em Português – Melhoria do Bem-Estar dos Cuidadores Informais), financiado pelo programa Erasmus+ Ação-Chave 2, é um projeto que procura melhorar as condições dos cuidadores informais nos seus papéis e responsabilidades adereçando as suas principais necessidades. Muitas destas necessidades são transversais e bem conhecidas. Outras, como a literatura também evidencia, são específicas a certos fatores individuais, sociais, culturais e estruturais. Assim, a análise destas necessidades requer uma perspetiva mais abrangente e Europeia. Assim, este projeto também combina países que têm um investimento proporcionalmente maior em saúde (como a Irlanda e a Alemanha) em comparação com outros que ficam aquém do desejado (como Portugal, Grécia, Itália e Chipre). Para ultrapassar as barreiras técnicas, sociais, legais, demográficas e institucionais, o projeto mobiliza cuidadores informais, educadores de alto e profissionais da área social e da saúde com o intuito de promover um espaço colaborativo e complementar.
O projeto propõe-se a desenvolver:
- ICWE Ponto de Partida e Rede Internacional Digital – Uma plataforma digital onde os cuidadores informais e os prestadores de cuidados, bem como qualquer parte interessada, possam obter informações sobre as políticas locais/nacionais/internacionais e clarificar dúvidas concretas e atualizadas sobre questões relacionadas com os cuidados informais, questões comuns e ferramentas práticas.
- Materiais de formação e um conjunto de ferramentas para educadores de adultos (especificamente aqueles que trabalham no setor de prestação de cuidados), com fins de desenvolvimento de um Treino de Capacitação Transnacional.
- Toolkit para Cuidadores Informais, com o objetivo de adereçar as principais necessidades identificadas ao longo deste projeto em relação a ser cuidador informal. Neste toolkit poderão ser encontrados vídeos práticos, instrutivos e com a informação condensada.
- ICWE Evento Online de Sustentabilidade – com a mobilização dos participantes envolvidos ao longo das atividades do projeto, com o objetivo de analisar o seu impacto e como é que este pode ser algo expandido e continuado.
- Eventos Multiplicadores Nacionais, para partilhar o projeto, os seus resultados e explorar como estes podem ser adaptados às necessidades locais, nacionais e internacionais. Os eventos incentivarão o diálogo entre stakeholders, decisores políticos, bem como cuidadores informais, educadores de adultos e técnicos da área de saúde e social.
Se quiseres ficar a par das novidades, segue as páginas do projeto no Facebook e Instagram.
Este projeto é apoiado no âmbito do programa europeu Erasmus+

Parceiros

European Health Futures Forum
