
O projeto Start Point tem como principal objetivo desenvolver atitudes de responsabilidade pessoal e social de jovens adultos, particularmente aqueles entre 20-30 anos de idade, promovendo a formação para a cidadania participativa, a aprendizagem ao longo da vida, a participação democrática e o envolvimento comunitário.
Com o Start Point, pretendemos também capacitar atores sociais, facilitadores da mudança e educadores de adultos na comunidade para trabalharem com adultos desfavorecidos.
O projeto vai ajudar a desenvolver e aplicar a competências transversais de cidadania, tais como investigação crítica, justiça social, literacia mediática, pensamento crítico, tomada de decisões, resolução de problemas, construção da paz e responsabilidade pessoal e social através de uma oferta de aprendizagem digital à medida.
Para ficar a par das novidades, siga a página do projeto no Facebook.
Acções
As principais ações deste projeto são:
Auditoria – Relatório sobre Análise de Necessidades: Auditoria que visa analisar quais são as competências de cidadania, necessidades, lacunas e oportunidades de educação sobre o tema nas comunidades locais.
Aprendizagem da Cidadania Digital 101 – Toolkit: Toolkit para o desenvolvimento de competências da cidadania aplicada a contextos online.
Programa de Aprendizagem Comunitária: Currículo para o desenvolvimento de competências sobre cidadania, identidade e cultura.
Projetos de Participação Local: Em cada país parceiro, vão ser implementados um mínimo de 3 projetos de participação local para jovens entre os 20 e 30 anos.
Plano de Ação Política: Visa apresentar recomendações políticas e operacionais com base na análise dos resultados do projeto, para os decisores políticos na área da educação de adultos.