“No Palco na Era Dourada: Teatro para um Envelhecimento Saudável” (AGE_THEA) é um projeto de 24 meses, cofinanciado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Erasmus+.

A população idosa mundial está a aumentar, estimando-se que em 2050 haverá 1,6 mil milhões de pessoas com 65 anos ou mais. Este aumento da idade pode contribuir á uma maior vulnerabilidade a problemas de saúde, como doenças crónicas, perturbações da saúde mental e demência. A Organização Mundial de Saúde (WHO, 2023) e a Comissão Europeia defendem um envelhecimento ativo e saudável, propondo intervenções baseadas nas artes que associam a criatividade à saúde física e mental. Uma vasta investigação indica que a incorporação de atividades teatrais em intervenções criativas pode melhorar significativamente a saúde física e mental, bem como o bem-estar psicossocial dos adultos mais velhos.

AGE_THEA tem como objetivo aumentar a sensibilização para o papel e o impacto do teatro na prevenção e no tratamento da saúde psicossocial e do bem-estar dos indivíduos idosos, com ou sem perturbações cognitivas. As sinergias entre os diferentes domínios contribuirão para o desenvolvimento de um programa de formação de qualidade para os profissionais dos sectores da saúde, da cultura e da prestação de cuidados. Através de atividades teatrais, o projeto visa promover o envelhecimento ativo, o bem-estar psicossocial dos idosos e a sua inclusão social.

O projeto AGE_THEA visa atingir os seguintes objetivos:

  • Análise e avaliação: Investigar e testar, a nível da UE, a forma como a participação na cultura e na atividade criativa, especialmente as atividades teatrais, pode apoiar a saúde psicossocial e o bem-estar dos idosos europeus e criar uma metodologia que melhor se adapte às suas necessidades específicas.
  • Programa de Formação Conjunto para os Sectores Social, Cultural e da Saúde: desenvolver um programa de formação abrangente que incorpore o teatro como um método para abordar os desafios de saúde mental enfrentados pelos idosos, incluindo a doença de Alzheimer, o declínio cognitivo e as perturbações neurológicas. Este programa procura criar sinergias entre os sectores da saúde, social e cultural, participando cuidadores, famílias, artistas e profissionais.
  • Atividades de Teatro Participativo para Seniores: Apoiar o desenvolvimento e a revitalização da criatividade, das potencialidades internas e dos recursos psicofísicos não expressos, bem como promover a autoconfiança, a construção de comunidades, o envolvimento social e as relações interpessoais de idosos (+65) com e sem demência, distúrbios neurológicos, doença de Alzheimer.
  • Sensibilizar a UE para o papel efetivo das artes como motor do envelhecimento ativo na gestão e melhoria da saúde psicossocial e do bem-estar dos adultos mais velhos, bem como um meio de inclusão social, envolvimento social e capacitação.

Durante a implementação do projeto que decorre de 15 de dezembro de 2023 a 14 de dezembro de 2025. Acompanhe-nos nas redes sociais para consultar o progresso das atividades de implementação e ficar a par das novidades do projeto.

AGE_THEA Newsletter #1 PT

pt_PTPortuguese