À medida que os efeitos das alterações climáticas se intensificam, são os jovens de hoje que irão enfrentar as piores consequências. Os jovens de toda a Europa não estão dispostos a desempenhar um papel passivo, mas estão determinados a exprimir as suas preocupações e a utilizar a sua influência colectiva para fazer campanha em prol de acções positivas neste domínio. Quer seja através da educação, da tecnologia, da ciência, do direito, da arte ou de outros meios, as vozes dos jovens são parte integrante da ação em matéria de alterações climáticas e de uma transição justa. No entanto, para muitos jovens, a política, a investigação e a prática em matéria de clima são complexas de compreender e ainda mais difíceis de influenciar.

Ao facilitar a criação de redes transnacionais, o envolvimento, a aprendizagem e a ação, o projeto YESDGs visam reforçar a capacidade, a competência e a confiança dos jovens de diversas origens para:

  1. Compreender o contexto, as políticas e a investigação sobre os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável e as alterações climáticas.
  2. Reconhecer e utilizar ferramentas apropriadas para amplificar as suas vozes sobre a crise climática e fornecer ideias inspiradoras e originais sobre questões que lhes interessam.
  3. Tornarem-se cidadãos proativos, conduzindo e participando em ações para enfrentar as alterações climáticas através da atenuação e da adaptação.

Reconhecendo os desafios nas políticas climáticas, o YESDGs utiliza ferramentas para amplificar as vozes dos jovens sobre a crise climática, incentivando ações proativas e fornecendo apoio estrutural para enfrentar os desafios climáticos e implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Este projeto é co-financiado no âmbito do programa europeu Erasmus+

pt_PTPortuguese