A importância do voluntariado há muito que é reconhecida pela UE. No entanto, falta uma abordagem sistemática e estruturada da UE em relação ao voluntariado e ao reconhecimento do trabalho voluntário. O projecto You Voice visa promover a inclusão, a participação activa dos jovens e reforçar a empregabilidade dos jovens através da criação de um certificado de trabalho voluntário.

Neste contexto, este projecto gira em torno da implementação do sistema ECVET para a validação dos conhecimentos, aptidões e competências dos jovens voluntários e dos animadores socioeducativos.

Acções

As principais acções deste projecto são:

K

Promover as aptidões, competências e conhecimentos que os jovens dos países participantes e da Europa em geral adquiriram através do trabalho voluntário e de processos de aprendizagem informais e não formais.

K

Promover a inclusão e a empregabilidade dos jovens, incluindo as pessoas com menos oportunidades e os jovens imigrantes e refugiados.

K

Apoiar a melhoria da qualidade e da inovação do trabalho juvenil e do voluntariado nas ONG, organizações e instituições (privadas e públicas) e continuar a desenvolver e formar as pessoas envolvidas no domínio da juventude.

K

Promover o reconhecimento e a qualidade do trabalho voluntário e promover o trabalho em rede, a formação e o intercâmbio de boas práticas entre os animadores socioeducativos a nível local, regional e europeu.

pt_PTPortuguese
en_GBEnglish pt_PTPortuguese