O projeto“YECh Voice Youth Volunteering Certification” responde à necessidade de fornecer um método objetivo e formal de acreditação das qualificações dos voluntários no âmbito europeu. De facto, em muitos países da UE, o reconhecimento formal do trabalho voluntário é muito recente ou quase inexistente, ao mesmo tempo que recebe tratamento díspar nos diferentes sistemas de ensino profissional.

Por conseguinte, muitos profissionais e jovens adquiriram competências e conhecimentos através do trabalho voluntário e, atualmente, as suas competências não são formalmente reconhecidas, uma vez que, em muitos casos, foram adquiridas através da sua experiência profissional.

O principal resultado esperado do projeto You Voice é o estabelecimento de uma metodologia para o desenvolvimento de uma certificação e reconhecimento do trabalho voluntário, que consiste num conjunto de fases distintas:

  • Estabelecimento do perfil dos Voluntários
  • Desenvolvimento da metodologia para a certificação
  • Estabelecimento da certificação
  • Estabelecimento do sistema de créditos
  • Testes-piloto / Desenvolvimento da Plataforma
  • Recomendações Política

A importância do voluntariado há muito que é reconhecida pela UE. No entanto, falta uma abordagem sistemática e estruturada da UE em relação ao voluntariado e ao reconhecimento do trabalho voluntário. O projeto You Voice visa promover a inclusão, a participação ativa dos jovens e reforçar a empregabilidade através da criação de um certificado de trabalho voluntário.

Neste contexto, este projeto gira em torno da implementação do sistema ECVET para a validação dos conhecimentos, aptidões e competências dos jovens voluntários e dos animadores socioeducativos

Este projeto é apoiado no âmbito do programa europeu Erasmus+ – Inovação

pt_PTPortuguese