Desde 2014, tem havido um crescimento mundial na utilização da aprendizagem baseada em desafios, tanto em ambientes de aprendizagem físicos como digitais. Representam uma forma inovadora de trazer tecnologia e pensamento crítico para o ambiente de aprendizagem, e os benefícios são duplos: os jogos têm uma história de promoção do envolvimento num ambiente de aprendizagem, mesmo entre aqueles para quem a educação formal falhou; os elementos de colaboração ajudam os alunos a desenvolver competências sociais e de trabalho em equipa.

“Os breakouts digitais são diferentes de outras formas de jogos em que o jogador controla um avatar; nos desafios de breakout digital o aluno é colocado directamente no jogo e, consequentemente, os efeitos da aprendizagem experimental são mais eficazes” (The Rise of Online Challenge-based Resources, Universidade de Ohio, 2016).

O projecto XCAPE propõe a criação de um conjunto abrangente de desafios de breakout digital totalmente online para atrair aqueles que se encontram à margem da educação e da formação e para os apoiar na construção das componentes-chave do pensamento criativo e crítico através de uma abordagem de aprendizagem baseada em desafios.

A mensagem-chave é que a aprendizagem não é um desporto para espectadores e quanto mais se conseguir a imersão do estudante no processo de aprendizagem, maior será o potencial para resultados sustentáveis.

Acções

As principais acções deste projecto são:

K

Compêndio de Recursos de Breakout Digital que incluirá os conteúdos de aprendizagem para os recursos de discriminação digital

K

Programa de formação em serviço – proporcionará o apoio essencial e contínuo ao desenvolvimento profissional dos tutores de EFP, permitindo-lhes aproveitar todo o potencial destes novos recursos de aprendizagem dinâmicos.

K

XCAPE Online Platform – um ambiente de aprendizagem em linha personalizado, totalmente móvel e colaborativo, que permite o acesso a todos os recursos digitais de desagregação

pt_PTPortuguese
en_GBEnglish pt_PTPortuguese