O NGEnvironment surge como um contributo relevante para as prioridades horizontais da UE de melhorar as competências básicas e transversais relevantes e de alto nível dos cidadãos da UE, no âmbito da educação de adultos e na perspectiva da aprendizagem ao longo da vida, uma vez que visa capacitar novos líderes para o envolvimento na mudança, melhorando as competências empresariais, de línguas estrangeiras e digitais e promovendo a empregabilidade, o desenvolvimento sócio-educativo e profissional, através da acção das ONG.

Ao capacitar os líderes das ONG, o NGEnvironment contribuirá para melhorar/alargar a oferta de oportunidades de aprendizagem de alta qualidade, adaptadas às necessidades dos adultos pouco qualificados, para que estes adquiram competências de literacia e espírito empresarial, com o reconhecimento dessas competências.

O NGEnvironment será especificamente adaptado ao público adulto, promovendo a coesão social, estimulando o talento e tendo em conta as suas necessidades/preocupações específicas, e proporcionando novas abordagens de aprendizagem através de um processo pedagógico holístico, participativo e motivador que, em última análise, resultará no desenvolvimento de muitas competências-chave com um efeito a longo prazo na cidadania activa europeia em prol da sustentabilidade.

Acções

As principais acções deste projecto são:

K

Relatório inicial de investigação que será conduzido em cada país para definir o estado da arte, estabelecer as orientações gerais e informar todas as acções de desenvolvimento do projecto.

K

Dois pacotes de formação, um pedagógico, dirigido a mentores de ONG que acolherão novos potenciais líderes de ONG no programa de imersão, e outro para formar especificamente novos líderes adultos de ONG que promovam um conjunto de competências básicas.

K

Plataforma online contendo toda a informação relevante do projecto, albergando um repositório de resultados, bem como o observatório de ONG associado para mostrar as melhores práticas e modelos a seguir.

K

Um conjunto de ferramentas de envolvimento, incluindo canais de comunicação em papel, em linha e audiovisuais, assegurando um quadro de valorização e um amplo alcance do projecto e motivando a participação.

K

Vídeos instrutivos com as melhores práticas das ONG e impactos sociais para fornecer um quadro de modelos ou exemplos para apoiar a valorização do projecto. Será também produzido um documentário em vídeo que traça a história do desenvolvimento do projecto.

K

Será disponibilizado um “guia de sobrevivência para a fundação e financiamento de ONG” para continuar a formar e instruir potenciais novos líderes de ONG, bem como um relatório de leigos explicando a fundamentação, os objectivos, as principais conclusões e os estudos de caso resultantes do projecto na sua totalidade.

K

Uma documento de orientação que explique por que razão uma mudança de abordagem política relativamente ao apoio às ONG poderá ser relevante; as opções políticas disponíveis e as vantagens e desvantagens de cada opção.

K

Finalmente, o documento de orientação recomendará uma linha de acção baseada nas experiências e lições aprendidas no decurso do projecto NGEnvironment, com base numa perspectiva mais institucional/policial.

pt_PTPortuguese
pt_PTPortuguese en_GBEnglish