O projeto “Influencers” tem como objetivo promover o envolvimento ativo dos jovens que vivem com uma deficiência ou com uma condição de saúde a longo prazo através do empreendedorismo social.

Embora o direito ao trabalho seja um direito fundamental consagrado no Artigo 27 da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, está longe de ser uma realidade para muitas pessoas que vivem com uma deficiência ou uma condição médica de longo prazo.

O empreendedorismo social pode funcionar como uma ponte importante para a inclusão das pessoas à margem da sociedade. O empreendedorismo social online é uma área especialmente relevante para os jovens que vivem com uma deficiência ou com uma condição de saúde a longo prazo.

O projeto promove a partilha de experiências de vida e quer demonstrar que viver com uma deficiência ou uma condição de saúde de longo prazo é possível, explica como os obstáculos foram superados, direciona para serviços ou redes de apoio apropriados, e desenvolveu um fórum para discussão e debate para ligar outros jovens em circunstâncias semelhantes.

A tecnologia fornece oportunidades para nivelar o campo de atuação para jovens que vivem com uma deficiência ou uma condição de saúde de longo prazo como nunca antes. A tecnologia pode apoiar sociedades mais equitativas, bem como, comunidades mais inclusivas. Pode ajudar a construir redes de apoio para pessoas de todas as idades que vivem com uma deficiência ou que cuidam de alguém com uma deficiência. Pode ajudar a desmistificar certas deficiências médicas, físicas ou cognitivas e criar uma sociedade mais compreensiva e empática.

O projeto desenvolveu os seguinte materiais de apoio:

  • Currículo de Empreendedorismo Social Online

O desenvolvimento de um Currículo de Empreendedorismo Social Online que foca na construção de conhecimentos, aptidões e competências necessárias para apoiar os jovens que vivem com uma deficiência ou condição de saúde a longo prazo para desenvolver a próxima geração de empresas sociais online.

  • Currículo de Alfabetização sobre os meios Digitais e Sociais

O desenvolvimento de um currículo completo de recursos de formação em literacia digital e redes sociais.

  • Programa de formação em serviço

O desenvolvimento de um programa de formação em serviço para garantir que os jovens profissionais estejam equipados para entregar o Currículo de Empreendedorismo Social Online e o Currículo de Alfabetização sobre os meios Digitais e Sociais.

Este projeto é apoiado no âmbito do programa europeu Erasmus+ – Inovação.

pt_PTPortuguese