O projeto “Health Without Borders” visa melhorar a literacia em saúde dos jovens migrantes, refugiados e marginalizados numa perspetiva de aprendizagem integrada, enquanto que promove um conjunto de abordagens socioeducativas inovadoras para os profissionais da juventude, de modo a sensibilizarem os jovens migrantes e refugiados sobre a importância da literacia na saúde nas suas vidas quotidianas.

Há cada vez mais evidências de que a saúde e a educação estão estreitamente relacionadas e influenciam outros parâmetros, como a pobreza e os níveis de rendimento. A educação tem o poder de melhorar não só a prosperidade, mas tem também um grande efeito sobre a saúde.
Apesar dos imensos benefícios, a literacia em saúde continua a ser um desafio para a saúde pública europeia. Os resultados de investigações demonstraram que mais de um terço da população da EU tem dificuldade em encontrar, compreender, avaliar e utilizar a informação que disponhem sobre a sua saúde (Sørensen et al., 2015).
A literacia em saúde devia ter atenção especial durante a pandemia, para assim combater a rápida propagação do vírus. Tendo em conta este desenvolvimento pandémico global, um dos principais desafios é oferecer educação e cuidados de saúde apropriados a migrantes e refugiados por toda a Europa. O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Filipo Grandi, adverte que a nova vaga de refugiados que chegam à Europa está a viver em condições sanitárias muito precárias, especialmente vulneráveis durante a pandemia. O difícil acesso à educação e à literacia em saúde torna, portanto, esta população extremamente vulnerável.

O projeto criou os seguintes recursos para ajudar o público-alvo a melhorar as suas competências:

  • Kit de Recursos de Alfabetização em Saúde – A Literacia de Recursos em Saúde tem elementos educativos interessantes e fáceis de utilizar, a fim de assegurar que o leitor compreenda realmente como proceder depois de a ter lido, observado ou ouvido. Os nossos materiais contêm imagens, textos curtos em linguagem simples.
  • Programa de Formação em Serviço – O Programa de Formação em Serviço é dirigido a educadores de jovens, especialistas em trabalho social e educadores não formais.
  • Website – O principal objetivo do Portal Online é fornecer uma plataforma multilingue e interativa online para permitir o pleno acesso aos recursos educativos desenvolvidos ao longo do projeto, para os grupos-alvo e partes interessadas.

Este projeto é apoiado no âmbito do programa europeu Erasmus+

pt_PTPortuguese