O projeto “FMID – Produção de filmes para inclusão e desenvolvimento de jovens” promove a literacia digital entre os jovens e os educadores de jovens. O seu objetivo é aumentar a consciência cultural dos jovens, ajudar a sua compreensão e promover a inclusão social, dando-lhes voz, ferramentas e competências para se expressarem e compreenderem uns aos outros.

O abandono escolar precoce, a marginalização e o potencial da criação de vídeos parecem, à primeira vista, não estar relacionados. No entanto, as competências de criação audiovisual tornaram-se um grande trunfo para quem está a entrar no mercado de trabalho ou a planear o seu próprio negócio. Estas competências podem ser utilizadas para apoiar as comunidades de jovens em risco de auto-expressão, mas também são úteis para a criação de redes profissionais, a procura de emprego, a criação de marcas, a aprendizagem ao longo da vida, as vendas e o marketing, etc.

Os criadores de vídeos online parecem ter mais probabilidades de recuperar de uma crise (como a criada pela pandemia de Covid-19) do que de um emprego profissional “tradicional”.

O projeto FMID, para além de aumentar os níveis de literacia digital entre os jovens, foi concebido para atingir valores mais intangíveis:

  • Desenvolver um conjunto de recursos sobre a criação de vídeos para os jovens.
  • Apoiar os jovens educadores na formação sobre a criação de vídeos, com a ajuda do manual e da formação em serviço.
  • Proporcionar um ambiente de aprendizagem e colaboração em linha para partilhar os resultados do projeto, permitindo a utilização de recursos educativos e a partilha de vídeos criados pelos participantes no projeto.
  • Proporcionar uma série de eventos para jovens e educadores de jovens.

Este projeto é apoiado ao abrigo do programa europeu Erasmus+ – Parcerias de cooperação na área da juventude.

pt_PTPortuguese