O projeto “AYO” promove uma maior participação de todos os jovens com o objetivo de criar impacto social em toda a comunidade.

Apesar de existirem programas de apoio à inclusão de pessoas com deficiência, os parceiros do projeto identificaram necessidades, através da experiência com jovens com deficiência, onde observaram que a percentagem de jovens com deficiência envolvidos em atividades juvenis é ainda muito reduzida, sobretudo devido à falta de preparação das entidades e de formação dos animadores da juventude.

Assim, o projeto consiste numa aliança estratégica onde partilham boas práticas de acessibilidade nas organizações juvenis e através de uma análise implementaram um guia sobre os aspetos a avaliar para tornar as entidades juvenis europeias mais acessíveis.

Além disso, também responde à necessidade de ações que visem mostrar, impactar e/ou sensibilizar a sociedade em geral para determinados aspetos, situações e momentos da vida em que os direitos fundamentais dos jovens com deficiência não são respeitados.

Para isso, o projeto:

  • Desenvolveu e implementou uma metodologia de boas práticas de acessibilidade através da cooperação e execução de iniciativas conjuntas entre entidades europeias de juventude, a fim de promover as competências dos trabalhadores no domínio da juventude e do emprego dos jovens.
  • Apoiou os trabalhadores no dominio da juventude no desenvolvimento e intercâmbio de métodos eficazes que cheguem aos jovens com deficiência.
  • Sensibilizou as empresas em geral sobre certos aspetos, situações e momentos da vida em que os direitos fundamentais dos jovens com deficiência são violados.

Este projeto é apoiado no âmbito do programa europeu Erasmus+

pt_PTPortuguese