O projeto “ELEVATION” tem como objectivo geral proporcionar acesso à aprendizagem ao longo da vida para os grupos mais vulneráveis de adultos – em particular públicos-alvo com baixas qualificações – de forma a promover a inclusão social.

O envolvimento de adultos marginalizados na educação e formação pode ser uma tarefa ingrata para os educadores equipados apenas com os instrumentos e abordagens pedagógicas de base. Para responder às necessidades dos desempregados de longa duração (migrantes; refugiados e minorias étnicas como as comunidades ciganas) exige uma considerável habilidade e dedicação por parte dos profissionais. Curiosamente, os educadores que trabalham com estes grupos tendem a ser os menos dotados de recursos.

A formação para apoiar o desenvolvimento profissional contínuo dos educadores de adultos é essencial para que possam desenvolver abordagens inovadoras, que atraiam os adultos em risco de exclusão social à aprendizagem ao longo da vida.

O projeto desenvolveu um novo quadro de aprendizagem abrangente e personalizado para atrair de novo para a educação e formação aqueles que se encontram mais afastados da corrente dominante.

O projeto ELEVATION entende que a atração destes grupos no retorno à educação e formação ao longo da vida é essencial para promover a inclusão social.

Este projeto é apoiado no âmbito do programa europeu Erasmus+

pt_PTPortuguese